sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Ex-presidente do Conselho Estadual recebe homenagem póstuma da Secretária Dra. Linamara

Foram entregues um quadro com foto dele e mensagem acompanhado de um ramalhete de flores coloridas, recebidas em meio a emoção da viúva e familiares presentes.

Quadro foi entregue à viúva acompanhado de flores
Em dia repleto de atividades, com a presença do governador Geraldo Alckmin e da Secretária Dra. Linamara Rizzo Battistella no Congresso Brasileiro de Turismo Acessível, em Socorro (SP), no mesmo horário, na capital, os conselheiros do CEAPcD - Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência reuniram-se durante todo o dia 29 de setembro em Assembleia Geral. No meio da tarde, a Secretária venceu os cerca de 200 km que separam ambas cidades para prestar uma singela homenagem à viúva Maria Oliveira, em memória ao ex-presidente José Oliveira Justino, que partiu de nosso convívio no mês passado, agosto.
Foram entregues um quadro com foto dele e mensagem acompanhado de um ramalhete de flores coloridas, recebidas em meio a emoção da viúva e familiares presentes.
As palavras da Secretária Dra. Linamara resumiram o que representou Justino.
"Parceiro muito presente nas ações da Secretaria, muito presente e muito amigo, mas também muito independente, ele sabia separar as coisas, a parceria e a independência que o Conselho sabe manter em relação à Secretaria; e ele o fazia de forma suave, sem litígios.
Justino tinha a saúde frágil, nós sabemos, e era impressionante a disposição que ele tinha para viajar, participar nesses dois últimos anos, para acompanhar as ações do Conselho, sempre enriquecendo o tema, a reunião, a discussão, nunca como mero expectador, sempre com participação muito atuante. Estivemos juntos na posse do desembargador Dr. Ricardo Tadeu, em Curitiba, (há cerca de 2 anos) e vimos como o Justino era acolhido e respeitado em todos os cantos em que ele chegava.
Ele soube fazer da luta pelos direitos da pessoa com deficiência, uma luta harmônica, com sinergias, de colher boas ideias de cada lado e transformar em ações. No Conselho, ele teve, com certeza, uma postura importantíssima, como cidadão, e em cada uma das posições que ele ocupou soube fazer a diferença. Deve valer a pena essas lembranças, ele passou nessa trajetória, nesse mundo, fazendo a diferença.
É muito triste sair desse planeta para outro mundo, em branco, sem deixar uma história, acho que nós valemos pela semente que plantamos, pela história que deixamos, e pelas mudanças que podemos operar na vida das pessoas, ainda que seja em um universo pequeno. Não importa o quanto impactamos, se a gente tiver certeza que teve a chance de operar na vida de algumas pessoas, já valeu a pena. E o Justino fez isso, ele conseguiu impactar a vida de algumas pessoas com os quais ele atuou.
Fico feliz em celebrar a lembrança do Justino, porque essa tem que ser a nossa história, devemos deixar aos que nos sucedem, que a vida é escrita por muitas mãos, a vida é uma corrida de revezamento. A cada momento alguém consegue dar um passo melhor e a gente precisa aplaudir, porque é de bons exemplos que a gente consegue construir o futuro. E nunca será a batalha de uma única pessoa, sempre a construção de muitas pessoas. E por que não reverenciar aqueles que tiveram a possibilidade de levar o bastão mais adiante? O Justino é e sempre será uma figura queridíssima de todos nós".
O atual presidente do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência, Wanderley Marques de Assis, descreveu o quadro entregue à viúva Maria Oliveira e leu a mensagem dedicada a ele:
"José de Oliveira Justino, homem batalhador, que sempre cativou a todos com seu sorriso e simplicidade. Lutou à frente das causas das pessoas com deficiência, com força, garra e confiança. Justino trilhou sua vida de forma guerreira, completando sua missão de forma exemplar".
Ao final da mensagem uma citação do próprio Justino "A força que buscava estava dentro de mim".
Ao entregar o ramalhete de flores, a Secretária disse à viúva: "que cada pétala dessas flores expresse o amor que o Justino tinha por você e por esta maravilhosa família".
Maria emocionou-se ao receber a homenagem, encerrada com muitos aplausos dos conselheiros presentes.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Presidente do CEAPcD participa do Seminário Todos Pelos Direitos

No ultimo dia 13 de setembro o presidente do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Wanderley Merques de Assis participou do Seminário Todos Pelos Direitos: Deficiência Intelectual, Cidadania e Combate à Violência que aconteceu no Complexo Memorial da América Latina (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564, Portão10 - SP, um evento realizado pela
A Apae de São Paulo.





Fotos: Zézinho Zanzini

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Presidente do Conselho Estadual para Assuntos das Pessoas com Deficiência participa da Caravana da inclusão em Catanduva.

O Presidente do CEAPCD, Wanderley Marques de Assis ( eu ) participou da Caravana da Inclusão que aconteceu em Catanduva dia 10 de Setembro de 2011.

Abaixo segue matéria do site da UVESP

Catanduva debate com sucesso os direitos das pessoas com deficiência

A presença do coral municipal composto por pessoas com  algum tipo de deficiência, o público alvo e mais de 30 municípios representados, deram o tom exitoso da caravana da inclusão, acessibilidade e cidadania realizado em Catanduva, no último dia 10 de setembro. Mais de 300 pessoas participaram desde às 9hs até o final. O promotor público estadual, Carlos Otuski, da vara da inclusão, educação e direitos das pessoas, elogiou a iniciativa. “A Uvesp e a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência estão de parabéns. Essa é a promoção ímpar, que nos estimula levando-nos a certeza que estamos no caminho certo”.
Tanto o promotor paulista quanto o Dr. Luciano Michelão, procurador regional do Ministério Público Federal, ficaram até o final, inclusive respondendo perguntas, consultas e outros apelos do público alvo da secretaria.
Participaram do evento: prefeito Afonso Machione, o vice-prefeito Roberto Cacciari, Cid Torquatto, representando a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, deputado estadual Itamar Borges, a prefeita de Pindorama Maria Inês Miyada, presidente da Câmara de Catanduva, Daniel Palmeira de Lima, o presidente da ACAMURCA – Associação das Câmaras Municipais da Região de Catanduva, Marquinhos Ferreira, presidente do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência, Wanderley Marques de Assis, Paulo de Tarso Marques, delegado regional do Creci, Fernando Prudente, representando o CIEE – Centro de Integração Empresa Escola, Marinalva Cruz, Coordenadora do Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência, da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho , Francisco Rodrigues Neto, coordenador de inclusão social da Prefeitura de Catanduva.
A presidente da Câmara de Ibirá, Sonia Beolchi participou do evento com uma caravana de 15 representantes de instituições que cuidam de pessoas com deficiência, assim como professoras que foram conhecer os projetos de inclusão na educação.
O Dr. Luciano Michelão, procurador regional do trabalho, disse que é intensa a fiscalização da procuradoria de São José do Rio Preto, em 109 municípios com relação à lei de cotas. Cumprimentou a iniciativa, dizendo que eventos como esses ajudam na conscientização da empresas e da sociedade.
Marinalva Cruz destacou os projetos da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho, confirmando que 11.500 pessoas foram empregadas até agora desde que nasceu o projeto, mas frisou: “Ainda é pouco, mas essa parceria nos ajudará a conquistar mais espaços para quem precisa. Essa é a determinação do Governo do Estado, através da nossa pastas”.
Carlos Otuski e a dirigente regional da Educação, Magda Bordini, estiveram juntos no painel sobre educação inclusiva. O primeiro garantindo a fiscalização e orientação às escolas e a dirigente, destacando o que faz a regional de Catanduva: “Há a criação de condições administrativas tais como: sensibilização da escola como um todo para receber os alunos com necessidades educacionais especiais, capacitação de professores especialistas em Educação Especial, professores coordenadores das escolas, contratação de professores interlocutores, adequações dos espaços escolares, entre outros.
Como case de sucesso foi apresentado pelo professor da USP de Ribeirão Preto, Marcelo Riberto, o trabalho feito em São José do Rio Preto, principalmente na questão do transporte público, Ele lembrou que “não adianta termos ônibus acessíveis se o motorista não sabe baixar a rampa”.
Cid Torquatto e Carlos Cruz demonstraram os serviços prestados pela secretaria para que se torne realidade o mundo igualitário almejado pela Dra. Linamara Rizzo Battistella.
Ao final do encontro, a diretoria da Uvesp reuniu-se com os vereadores dos trinta municípios representados para analisar a divulgação dos ante-projetos de iniciativa do legislativo para que essa inclusão seja realidade.
O próximo seminário da Caravana acontece no dia 24 de Setembro em Lençóis Paulista. Acesse o blog da Caravana e veja a programação – www.blogdainclusaosocial.com.br